terça-feira, 8 de julho de 2008

Robótica
Este contexto relata o ramo da tecnologia que engloba mecânica, eletricidade, eletrônica e computação. Pode-se dizer que circuitos integrados tornando sistemas mecânicos motorizados formam-se Robôs.
Cada vez mais as pessoas usufruem dos robôs para fazerem suas tarefas.
Em breve tudo poderá ser controlado por robôs. Os robôs não tem sentimentos, não podem rir ou chorar são apenas maquinas. As fabricas industriais tem obtido de um modo geral, êxito em questões levantadas sobre a redução de custos, aumento de produção e eliminando problemas com funcionários.
O termo robótica foi criado pelo escritor de Ficção Cientifica Isaac ASIMOV que também criou as três leisda robótica.
O pai da robótica foi George Devol no século xx encontrou as suas primeiras aplicações para um robô industrial. A robótica atravessa uma época de crescimento continua que permitirá em curto espaço detempo, o desenvolvimento de robôs inteligentes fazendo assim a ficção do homem antigo se tornar a realidade do homem atual. As três leis da robótica foram elaboradas por Isaac e lançadas em seu livro de ficção são elas:
1° lei – Um robô não pode ferir um ser humano, ou fazer algo mal.
2° lei – Um robô deve obedecer as ordens dadas por seres humanos
não podendo contrariar a primeira lei.
3° lei – Um robô deve proteger sua própria existência desde que tal proteção não entre em conflito com a primeira e segunda lei.
O objetivo das leis era que fosse possível a existência de robôs inteligentes e que não entrassem em conflito com os humanos.
Quando ASIMOV escreveu o livro os robôs do amanhecer ele introduziu um robô chamado R.Giskard que tinha sido de uma menina filha de um roboticista do planeta Aurora , Dr.Han Falstolfe,
Está menina com o tempo introduziu em Giskard características que em mesmo ela se dava conta, como a lei Zero, por exemplo, que um robô não pode fazer mal a humanidade e nem permitir que ela sofra algum mal.
A chamada lei Zero, porém tem o sério problema de transferir ao robô.
O poder de distinguir diante das situações, se o interesse da humanidade se sobrepõe ao interesse individual.
Em um conto do livro I, Robot, o conflito evitável no qual o coordenador mundial entrevista Susan Calvin e chegam à conclusão de que as maquinas aos poucos estão tomando o controle do planeta. Segundo o conto alguns humanos descontentes com os poderes que os robôs passaram a ter começam a sabotar os sistemas de produção, para que a culpa recaísse sobre os robôs.Assim as maquinas começam a fazer um jogo de lógica e influência com a humanidade para aos poucos eliminar os revoltosos para o bem geral do resto da população do planeta.Mas isto foi antes da elaboração da lei Zero por Giskard.

Nenhum comentário: